Área Reservada
Software    Sistemas e Serviços    
O software Desafio Informático é desenvolvido sobre uma avançada plataforma de programação e utilizando um motor de bases de dados poderoso e absolutamente seguro. Todas as aplicações partilham das mesmas linhas gerais de funcionamento e interface com o utilizador. Vejamos então como se caracteriza este software nas várias vertentes:

Dados técnicos

  • Plataforma de desenvolvimento : .NET
  • Motor de bases de dados : Microsoft SQL SERVER
  • Em ambos os casos, são utilizadas as versões mais recentes das ferramentas e tirando partido das inovações mais vantajosas.

Estrutura de Funcionamento

Todo o software é multi-instituição, multi-utilizador e multi-posto. Gere várias instituições, permite a definição de vários utilizadores e grupos de utilizadores em cada uma e funciona perfeitamente em rede.

O controle de funcionamento em rede é efectivo em todos os ficheiros principais. São controlados os acessos simultâneos aos mesmos dados e o software não se limita apenas a gravar correctamente a informação, como é comum, mas bloqueia visualmente a edição de um registo quando este está a ser editado por outro utilizador. O utilizador que recebe a informação de registo bloqueado fica também a saber quem está a editar os dados, sendo o bloqueio libertado assim que a edição terminar.

Segurança

Acesso à informação e execução de operações.

O tipo de acesso a cada uma das operações de cada aplicação pode ser definido por utilizador e por grupos de utilizadores (de um mesmo departamento, por exemplo). Nos ecrãs de edição de dados, existem permissões para: ver, alterar, criar novos registos, eliminar e imprimir. Para todas as operações do software existem permissões similares. Estas definições permitem limitar com rigor a acção dos utilizadores e atribuir responsabilidades com toda a segurança.
Em algumas das operações mais relevantes existe ainda um registo temporal e identificativo do autor da operação.

Cópias de segurança

O software Desafio Informático tem o seu próprio sistema de cópias de segurança que permite, com toda a facilidade, através de um assistente intuitivo, efectuar e repor cópias de segurança das bases de dados.

Ambiente geral

O ambiente das aplicações é um ambiente muito intuitivo, com um design pormenorizadamente estudado, de fácil leitura e muito prático. De uma forma geral, os utilizadores, sem terem qualquer conhecimento específico das aplicações, deduzem rápida e intuitivamente as linhas gerais de funcionamento apenas no contacto visual com os formulários de dados.

As operações semelhantes têm sempre a mesma representação gráfica.

Todas as aplicações têm um assistente on-line que está atento ao percurso do utilizador e vai mostrando informações úteis à medida que este passa pelos vários campos de dados.

Cada utilizador pode personalizar uma barra de atalhos rápidos para as operações que costuma executar com maior frequência.

Em todos os formulários de edição de dados, o software verifica se o utilizador efectuou alguma alteração e pergunta se pretende gravar ou cancelar o que alterou.

É possível efectuar pesquisas rápidas em qualquer listagem para o ecrã e todas elas podem ser exportadas para formato Word, Excel ou PDF.

Todas as listagens visualizadas no ecrã podem ser imediatamente enviadas por e-mail (com apenas um clique) acompanhadas de uma mensagem pessoal.

Os documentos comerciais podem ser completamente personalizados pelo utilizador. O software dispõe de um compositor de layouts onde o utilizador pode desenhar o formato que pretender.

Também as etiquetas de endereço ou os cartões pessoais (de irmão, funcionário, etc.) podem ser compostos ao gosto e criatividade do utilizador.

Acompanhamento Inteligente

Uma das características próprias do software Desafio Informático é o acompanhamento das acções do utilizador e a constante tentativa de ajuda ou alerta para eventuais distracções e incoerências de informação. São pormenores que no dia-a-dia se tornam muito relevantes. Por exemplo, se o utilizador vai introduzir no di.WinCreche um novo aluno que é irmão de um outro que já está registado, existem muitos dados que, em princípio, serão iguais. Assim, com a confirmação do utilizador, a aplicação pode preencher automaticamente o nome dos pais, a morada, contactos, etc. Se o utilizador introduz correctamente o código postal completo, o programa já sabe qual o distrito, concelho, freguesia e, na maioria das situações, até mesmo o nome da rua (ou, pelo contrário, deduz o código postal pelos restantes dados). Se o utilizador vai processar a facturação de um determinado mês que parece estar errado (não é o mês actual ou próximo ou saltou um mês sem processar), o programa alerta para a possibilidade de engano.

A lista é interminável. A sensação que têm os utilizadores das soluções Desafio Informático é de que as suas intenções são “percebidas” pelo software e este procura ajudá-los ao máximo, deduzindo tudo o que é possível e alertando para o que possa não corresponder com o que, muito provavelmente, o utilizador quer.